a) Características Gerais
- corpo geralmente coberto por pelos;
- pele com glândulas sebáceas, sudoríparas, odoríferas e mamária
- boca com dentes, língua móvel;pálpebras móveis; orelhas carnudas
- coração dividido em 4 cavidades separadas, AORTA PARA A ESQUERDA;
- respiração pulmonar; laringe com cordas vocais, diafragma muscular completo separando os pulmões e o coração da cavidade abdominal;
- possuem bexiga urinária;
- homeotérmicos;
- machos com órgão copulador, ovos sem casca e retidos no útero, placenta. órgão que regula as trocas de alimento entre o sangue materno e o fetal.
O pelo é uma característica exclusiva dos mamíferos que funcionam como mantenedores da temperatura, eles são constituídos por queratina, sendo formados em uma papila do pelo,situada na base de uma depressão dita folículo piloso. Em cada folículo piloso há glândulas sebáceas que lubrica além dos pelos a pele também com sua secreção oleosa (sebo). Cada folículo prende um músculo eretor que é responsável por sua ereção.
c) Glândulas mamárias:
A glândula mamária corresponde a uma glândula sudorípara modificada que secreta leite. Ela é formada por sistema de ductos que conectam massas de epitélio secretor envolvidos por tecido conjuntivo, gordura, vasos e nervos. Tornam-se ativas no fim da gravidez pela ação do hormônio prolactina. O número de testas vária para cada espécie: 2 --> humanos, égua e ovelha, 4 na vaca e de 10 a 12 na porca.
c) Glândula sebácea
é uma glândula exócrina, onde o seu produto, o sebo é eliminado por um canal poroso.
d) Glândula sudorípara
é uma glândula exócrina, onde o suor é eliminado para ajudar regular a temperatura.
d) Glândulas odoríferas: Elas se localizam em várias posições, por exemplo: nos esquilos entre os dedos, na cauda nos cães, sobre a região anal nos gambás. As secreções podem ser abundantes e mal cheirosas (gambás) ou escassas e delicadas nos esquilos. Servem para:
1. transmitir informação sobre uma pista;
2. para atração sexual;
3. meio de defesa.
e) Revestimento e proteção
O tegumento dos mamíferos e constituído pela epiderme, pela derme e hipoderme. A epiderme é mais fina nas partes em que é bem protegida com pelos, mas em locais sujeitos ao atrito, ela é espessa e queratinizada, com na palma das mão e na planta do pé.
No crânio dos mamíferos há dois côndilos occipitis que articulam com a primeira vértebra cervical, dita atlas. (côndilo : do grego kondylos =inchaço; protuberância).
A maioria dos mamíferos apresentam sete vértebras cervicais no pescoço. a cauda, quando houver, possui um número variado de vértebras, depende da espécie.
Os músculos são bem desenvolvidos e especializados.
Eles possuem 4 membros:
nos marinhos são transformados nadadeiras: baleia;
morcegos: os dedos anteriores são muito longos e unidos por uma membrana dita patágio
( membrana que liga os flancos às patas permitindo que o animal plane de árvore em árvore)
Os mamíferos possuem uma enorme variedade de alimentos.
a) boca
- língua = móvel
- dentes: a maioria possui; tamanduá, baleia, ornitorrinco, équidna, não possuem dentes
- estômago: pode ser simples com uma câmara ou constituído por quatro câmaras, que são ditas: rúmen, retículo, omaso, abomaso, encontradas nos animais ruminantes.
- A digestão no ruminantes ocorre da seguinte maneira:
- Ao ingerir seu alimento, que são gramíneas, elas passam do esôfago para o rúmen, onde são quebradas por bactérias, que digerem a celulose formando uma massa alimentar. O bolo alimentar passa pra o barrete , onde glândulas salivares e bactérias continuam digerindo a celulose. Após esse processo o bolo alimentar é regurgitado em pequenas dose para a boca, para serem mastigadas (ruminação) outra vez. A seguir essa massa bem digerida é deglutida, outra vez, indo para o folhoso no qual haverá absorção de água, segue-se para o coagulador (estômago químico verdadeiro), onde o ácido clorídrico e a enzima pepsina, produzida por ele, digerem as proteínas. A digestão é finalizada intestino e o nutrientes são absorvidos.
- Nos herbívoros não ruminantes , a digestão da celulose é realizada por bactérias presente no ceco e no apêndice vermiforme.
- O intestino pode terminar em ânus, só elimina fezes, ou em cloaca, onde ocorre a eliminação de fezes e urina, e também do filhote.
- h) Sistema Circulatório
- O coração é dividido em quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos,separados por válvulas tricúspide do lado direito e mitral do lado esquerdo, não há mistura de sangue arterial com o venoso. Ela é fechada, dupla e completa. As hemácias são anucleadas.
- A contração do coração é dita sístole e o relaxamento é dito diástole. Quando os átrios se contraem (sístole atrial) os ventrículos relaxam (diástole ventricular).
- vasos sanguíneos : artérias: transportam sangue oxigenado, exceto a artéria pulmonar; veias: transportam sangue venoso, exceto a veia pulmonar. capilares: são estreitos, com paredes finas
- .
- i) Sistema Respiratório
- A respiração é exclusivamente pulmonar. É a unica classe que apresenta um músculo respiratório, dito diafragma, ele separa a cavidade torácica da abdominal.
- j) Sistema excretor
- Os rins são do tipo metanefros, situam-se na região posterior do corpo. Apresentam glomérulos envolvidos por uma cápsula, dita Cápsula de Bowmann, ureteres, uretra, bexiga urinária.
- o excreta eliminado é a ureia.
- k) Sistema Nervoso
- O sistema nervoso é altamente desenvolvido, com doze pares de nervos cranianos. O córtex cerebral é o mais desenvolvido, resultando em uma grande capacidade de inteligência, memória e aprendizagem.
- l) Órgãos do Sentidos
- Os órgãos dos sentidos são bem desenvolvidos.
- a) audição: com orelha externa que possui um pavilhão auricular, para captar os sons do ambiente; orelha média e orelha interna.
- .
- c) tato:o tato e as sensações térmicas e dolorosas são captadas por terminações nervosas especializadas localizadas na derme.
- d) olfação: nos animais aquáticos é fraca ou inexistente, nos outros mamíferos é bem desenvolvida
- e) visão: os olhos são desenvolvidos, algumas espécies podem enxergar colorido.
- m) Reprodução
- Os sexos dos mamíferos são separados, há um grande dimorfismo sexual. A fecundação é interna, desenvolvimento direto. A maioria é vivípara, mas há espécies como o canguru que possui o marsúpio para o filhote terminar seu desenvolvimento, o ornitorrinco bota ovos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário