sábado, 9 de agosto de 2014

relações ecológicas entre os seres vivos

Relações ecológicas dos seres vivos

Os organismos de uma comunidade interagem entre si, quando for entre organismos da mesma espécie é dito relação intra-específica ; quando for entre espécies diferentes é dito relação interespecífica.



1º) Harmônicas Intra-específica
a) sociedade: é um agrupamento permanente de indivíduos da mesma espécie, anatomicamente separados uns dos outros.
Em  algumas sociedades pode-se notar a nítida divisão de trabalho entre os indivíduos, sendo que cada função é exercida por indivíduos morfologicamente modificados. Quando isso ocorre, os tipos morfológicos encontram-se reunidos em castas, cada uma com uma função específica. Fala-se, nesses casos, em  sociedades heteromorfas ( hetero = diferente; morfo = forma). Como exemplos temos : as abelhas, os cupins e as formigas.
A sociedade das abelhas apresenta três castas:
a) operárias: são fêmeas estéreis, cuja função é realizar todos os trabalhos da colmeia; Sua vida dura mais ou menos um mês.
b) rainha: (geralmente uma só por sociedade), é encarregada da reprodução; quando elas ficam velhas, formam-se apenas zangões em virtude do esgotamento do estoque de espermatozoides. Para a abelha ser uma rainha, deve ser alimentada com a geleia real e também ser alimentada por mais tempo do que as operárias.
c) zangão: é o macho encarregado da reprodução. Eles se formam a partir de óvulos não-fecundados, que se desenvolvem por partenogênese. Sua vida não é longa, pois não são adaptados para a procura de alimentos, logo após o voo nupcial, as operárias não o alimentam mais, e ele irá morrer por inanição.



As sociedades de formigas e de cupins apresentam maior diferenciação morfológica maior divisão de trabalho. Assim, as sociedades de formigas apresentam : macho, rainha, operárias e soldados. Estes últimos protegem  o formigueiro, enquanto as operárias transportam alimentos e realizam os demais serviços.
Os machos e as rainhas são alados e realizam o voo nupcial. Após a cópula, os machos morrem e as rainhas não retornam ao formigueiro de origem : fundam outro.

Os cupins apresentam maior diferenciação morfológica em relação às abelhas e às formigas. Entre eles também existem os soldados, que são machos estéreis e fortes, encarregados de defender o cupinzeiro, o trabalho de alimentação é realizado por operárias e operários, também estéreis, os machos e as rainhas são alados e voam principalmente à noite, atraídos pelas lâmpadas acesas: são as aleluias ou siriris. A cópula não se dá em voo, mas no solo, após a perda das asas.

b) Colônia:   é um agrupamento de indivíduos da mesma espécie, anatomicamente unidos. As colônias também podem ser isomorfas (corais) ou heteromorfas. Um exemplo clássico de colônia heteromorfa, ocorre em cnidários, como a caravela e a obélia; nelas existem indivíduos responsáveis pela flutuação, reprodução, alimentação e defesa.

2º) Harmônicas intraespecífica
a) mutualismo: é a relação entre 2 seres de espécies diferentes, onde ambos são beneficiados. Ex> cupins e protozoários; algas e fungos( líquen), micorrizas ( fungo + orquídea), bacteriorriza (bactéria + raiz de leguminosa); herbívoros e protozoários.
bactéria Rhizobium  na raiz do feijão





b) Protocooperação: é a associação entre indivíduos de espécies diferentes, onde a união não é obrigatória. Ex. paguro e anêmona, pássaro-palito e crocodilo; pássaro anu e certos mamíferos

crocodilo e pássaro palito



búfalo e anus

c) Comensalismo:quando duas espécies diferentes se associam com beneficio apenas para uma delas ( comensal)Ex: tubarão e rêmora ou peixe piloto



d) Inquilinismo:uma espécie utiliza o corpo de outra espécie para sua proteção. Ex.Peixe-agulha e pepino-do-mar (holotúria)


* Epifitismo: epífitas são plantas que crescem sobre os troncos de plantas maiores sem parasita-las. Ex: orquídeas e as bromélias que vivendo sobre árvores, obtêm maior suprimento solar.

3º) Desarmônicas Intra-específica

a) Canibalismo:ocorre quando um animal mata e devora outro da mesma espécie. Ex.Viúva-negra, louva-a-deu X macho.

4º) Desarmônicas interespecífica
a) amensalismo ou antibiose:    ocorre quando uma espécie inibe o crescimento de outra espécie. Ex. maré vermelha ,  antibiótico, feromônio. 
maré vermelha
Fenômeno causado pelas algas marinhas planctônicas dinoflageladas Gonyaulax, do tipo Pirrófitas, que em ambiente favorável, se proliferam e liberam uma substância tóxica, que se concentra em manchas vermelhas no oceano, causando a morte de diversas espécies de animais marinhos.
maré vermelha: algas pirófitas liberam substâncias toxicas na água



b) Predatismo: Nessa relação um organismo dito Predadorà mata outro dito presa, para se alimentar.
 Adaptações do predador:bico forte,  presa, garras, teia, veneno.


 Adaptação da presa: mimetismoà eles se confundem na forma, cor com  a     natureza. Ex. Cobra coral, bicho-pau,      camaleão.
  


c) parasitismo:: É uma relação na qual um organismo Parasita se instala em outro organismo de espécie  diferente  Hospedeiro retirando dele o seu alimento.
  • ectoparasitas: pulgas, carrapato, sanguessuga, piolhos
    sanguessuga
    carrapato / piolho / pulga
  • endoparasitas: verminoses
    lombriga
    Tyipanosoma cruzi



Nas plantas:
  •  Hemiparasita: erva-de-passarinho: retira da planta hospedeira a seiva bruta   (metade)

  •   Holoparasita : cipó-chumbo  ela retira a seiva elaborada ( inteiro)

d) Esclavagismo ou sinfilia:ocorre quando uma espécie escraviza e utiliza-se do trabalho de outra espécie Pulgões  X formiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário