As pirâmides ecológicas são as representações dos níveis tróficos em forma de retângulos horizontais sobrepostos, os quais mostram o fluxo de biomassa e de energia. Em sua base estão os produtores seguidos pelos consumidores. Não há lugar para os decompositores.
1º) Pirâmide de números
Ela representa a quantidade de indivíduos em uma cadeia alimentar. Esse tipo de pirâmide não leva em conta o consumo de energia, a quantidade de matéria orgânica.
planta de pequeno porte
planta de pequeno porte
planta de grande porte
2º) Pirâmide de biomassa
Ela representa a quantidade de biomassa( quantidade de matéria orgânica), nos vários níveis tróficos.
A biomassa é expressa em peso seco (sem água). Nesse tipo de pirâmide a velocidade com que a matéria orgânica é formada não é levada em consideração.
OBS: Na pirâmide de biomassa invertida representa o Canal da Mancha, a biomassa do fitoplâncton é bem menor que a do zooplâncton porque a reprodução do produtor é muito rápida em relação a do zooplâncton, e a rapidez de consumo do fitoplâncton pelo zooplâncton é muito grande.
3º) Pirâmide de Energia
Essa pirâmide é a mais aceita, porque ela representa a quantidade de energia acumulada em cada nível trófico e o fator tempo é levado em consideração. A pirâmide de energia nunca é invertida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário