sábado, 14 de dezembro de 2013

agnatos - peixes sem mandíbula ou Ciclostomados

Agnatha (a = não; gnathos= mandíbula)
Os agnatos constituem a classe mais primitiva dos vertebrados. Seu corpo é alongado,cilíndrico, delgado.
lampreia

Peixe Bruxa (mixina) peixe-bruxa

Características
a) Revestimento: pele lisa de cor acinzentada com muitas glândulas que secretam muco
b) Sustentação: esqueleto cartilaginoso, a notocorda persiste no adulto. Sobre a notocorda encontra-se travas de cartilagem que são os indícios de vértebras. Sua musculatura é bem desenvolvida e nadam com o auxílio de nadadeiras
c) Sistema Digestório: completo, sua boca é  circular sugadora ( Ciclostomados :ciclo= redondo; stoma= boca) funciona como uma ventosa, com a qual, a lampreia fixa-se nos peixes e com a  sua língua que é dotada de vários dentículos, raspam a pele do hospedeiro perfurando-a para sugar o sangue e tecidos. Sua saliva possui substâncias anticoagulantes. Não há estômago; no intestino há dobras,ditas , tiflossole, que aumentam a superfície de absorção. A parte final do sistema digestório é o ânus e o fígado é uma glândula anexa.
d) Sistema Circulatório: o coração possui um seio venoso, um átrio, um ventrículo e um cone. A circulação é fechada e simples,o sangue passa uma vez pelo coração, só passa sangue venoso.

e) Sistema Respiratório: respiração branquial, possuem hemácias esféricas e nucleada com hemoglobina.
f) Sistema excretor: é formado por um par de rins pequenos, do tipo pronefro ( é um tubo oco com a abertura para a cavidade atrial, em sua superfície externa há solenócitos)
g)  Sistema Nervoso: cerebelo pouco desenvolvido, medula achatada com 10 pares de nervos cranianos.
h) Sistema Sensorial: olhos desenvolvidos, células tácteis na epiderme, tem uma narina para a percepção química, ouvido é interno, com função de equilíbrio, há também uma linha lateral para percepção da pressão da água.
i) Sistema Reprodutor: são de sexos separados, fecundação externa, desenvolvimento indireto. As feiticeiras ou peixes-bruxas, são hermafroditas com fecundação cruzada e desenvolvimento direto.
Anatomia_da_Lampreia.png





2 comentários: