domingo, 1 de dezembro de 2013

Filo dos Cordados: Classificação I - protocordados

Classificação dos Cordados

 Protocordados: cordados invertebrados
São exclusivamente marinhos, a notocorda persiste a vida toda nos cefalocordados e nos Urocordados ela se localiza somente na região caudal na fase larval.
Exemplos: anfioxo à cefalocordado
               ascídia   à urocordado
               balanoglossus à hemicordado
b) Vertebrados: a notocorda transforma-se em crânio e coluna vertebral
b1) vertebrados sem mandíbula: agnata à ciclóstoma (feiticeira e a lampreia)
b2) vertebrados com mandíbulaagnatóstoma à peixes, anfíbios, répteis,aves e mamíferos

Hemicordados: meia corda (estrutura localizada na região anterior do corpo, considerada notocorda)
São animais marinhos pouco conhecidos, seu representante pertence ao gênero Balanoglossus,animais que vivem enterrados na areia em galerias com a forma de "U". Seu corpo é mole, apresentando duas partes bem visíveis: a probóscide ou tromba,com um colarinho na base, que é utilizada para perfurar as galerias em que vive; e a outra parte é o tronco alongado, nele encontramos fendas branquias, cecos hepáticos, gônadas, intestino e ânus.


Para muitos zoólogos, esse animal não pertence ao Filo dos Cordados, por considerar que a estrutura dita notocorda, não é homóloga ou análoga à dos cordados.


  • características
1 - Revestimento: epiderme simples com células produtoras de muco;
2 - Sustentação: não há esqueleto, e a sua  locomoção é muito lenta;
3 - Sistema digestório: completo, com boca ventral entre a probóscide e o tronco;
4 - Sistema circulatório: circulação aberta, com um vaso dorsal e outro ventral, sangue incolor, não há um coração típico, sem pigmentos respiratórios;
5 - Sistema respiratório: a respiração é realizada pelas fendas branquiais;
6 - Sistema excretor: a excreção é realizada por um glomérulo existente no interior da probóscide;
7 - Sistema nervoso: se localiza abaixo da epiderme, sendo constituído por um anel nervoso ao redor do esôfago, dos quais partem dois anéis longitudinais;
8 - Sistema Sensorial: não há, apenas apresentam células sensoriais distribuídas pelo seu corpo;
9 - Sistema reprodutor: são dioicos, fecundação externa, desenvolvimento indireto, com a LARVA TORNARIA (semelhante à dos equinodermas)

Urocordados ou tunicados: (uro = cauda, notocorda restrita a cauda na larva, somente)
São animais marinhos, representados pela Ascidea nigra, que vivem solitárias ou em colônias presas às rochas, ela possui cor negra e a forma de seu corpo lembra um barril, cuja base é alongada para a sua fixação nas rochas.
 O nome Tunicata é devido à existência de uma túnica espessa que reveste externamente o corpo do animal adulto. As características do Filo cordado são encontradas nas larvas, mas ao sofrer metamorfose, perdem a notocorda, a cauda e o tubo neural  se torna um gânglio e somente a fenda branquial desenvolve-se no adulto.
 


  • Características
 1 - Revestimento:a epiderme é uniestratificada (uma única camada de células), ela é a responsável pela secreção da túnica. 2 - Sistema digestório: completo; alimentam-se de plâncton que são trazidos pela água e penetram através do sifão inalante (boca). Na faringe há um sulco o endóstilo que produz um muco que segura o alimento, levando-o para o esôfago e depois para o estômago, local que ocorre a digestão, passando para o intestino, local onde termina a digestão, (digestão extracelular), os nutrientes são absorvidos e os excretas são eliminados pelo ânus, que se abre no sifão exalante.
3 - Sistema circulatório: seu sistema é parcialmente aberto, a hemolinfa é conduzida em bolsas ditas sinusoides (hemocela). O coração tubular localizado na base da faringe, é envolto pelo pericárdio. Dele partem dois vasos que se dirigem para lados opostos, um chega à fenda branquial e o outro chega nos órgãos corporais. Uma característica exclusiva dos urocordados, é que o seu coração inverte o sentido do sangue, primeiro a hemolinfa é impulsionada por muitas contrações em direção às fendas branquias, há uma pausa, e ao contrair-se novamente, a hemolinfa é direcionada aos órgãos do corpo.
4 - Sistema Respiratório: é feita nas fendas branquiais.
5 - Sistema Excretor: não há um sistema excretor, mas existem células, os nefrócitos,  que armazenam e excretam os aglomerados sólidos que são formados em seu interior através do sifão exalante.
6 - Sistema Nervoso: nas larvas: o tubo neural de posição dorsal (extremidade anterior para a extremidade posterior) possui prolongamentos que formam os nervos, os quais atingem os órgãos corporais. Nos adultos, o tubo neural regride a um gânglio localizado sobre a faringe, de onde partem os nervos que vão aos sifões, músculos e vísceras.
7 - Órgãos Sensoriais: não há , existe apenas células táteis, localizadas do redor da abertura dos sifões  e quimiorreceptoras, para a gustação e olfação. Nas larvas há uma espécie de "olho" que capta apenas estímulos luminosos, não há formação de imagem.
8 - Sistema Reprodutor: algumas espécies possuem reprodução assexuada por brotamento, formando as colônias; a maioria apresenta reprodução sexuada com fecundação externa e desenvolvimento indireto, e são monoicas. A larva vive poucos dias e não se alimenta, procura um substrato para se fixar e sofrer metamorfose.

Cefalocordados (a notocorda estende-se ao longo de todo o corpo, desde a cabeça até a cauda)
São animais representados pelo anfioxo(Branchiostoma lanceolatum), são animais de pequeno porte com corpo achatado lateralmente e afilado nas extremidades. A sua face ventral é mais larga que a dorsal e as extremidades são em forma de lança. A extremidade anterior é dita rostro e a posterior de cauda.
Sua boca localiza-se próximo ao rostro e próximo à cauda há dois poros: o ânus e o atrióporo ( poro que sai água). Eles vivem semienterrados durante o dia na areia grossa, em posição vertical, deixando apenas a boca exposta.





  • Características
1 - Revestimento: sua pele é formada por epitélio simples, com muitas células mucosas, sem cílios.Seu revestimento é transparente permitindo a visualização de sua musculatura segmentada em miótomos, com a forma de letra "V" deitada.

2 - Sistema Digestório: completo.Na cavidade bucal há longos filamentos ditos cirros bucais (filtros), sua faringe branquial possui muitas fendas branquiais e o endóstilo (secreta muco). Não há estômago, o intestino possui um ceco hepático que secreta enzimas. Sua digestão é intracelular.
3 - Sustentação: é dada pela notocorda. A musculatura é muito desenvolvida.  Existem três nadadeiras interligadas: a dorsal, a caudal e a ventral.
4 - Sistema Circulatório: circulação fechada. O sangue é impulsionado por um vaso dorsal até a região posterior do corpo, retornando para a região anterior através de vaso pulsátil  situado na região ventral. O sangue é incolor, sem pigmentos respiratórios nem células sanguíneas.
5 - Sistema respiratório: respiração por difusão. Nas fendas branquiais ocorre a hematose.
6 - Sistema Nervoso: é formado por por um tubo neural dorsal, do qual partem nervos para todas as partes do corpo. Há fibras sensitivas ( região anterior) e fibras motoras ( região inferior)
7 - Sistema Sensorial: há ocelos para captar a luz, células com receptores tácteis, de olfato e de paladar.
8 - Sistema Excretor: são constituídos por dois pares de nefrídios localizados abaixo da faringe com o nefróstoma ( cavidade filtradora ciliada) direcionada para o celoma e o nefridióporo (canal excretor) voltado para o átrio, saindo do corpo pelo atrióporo.
9 - Sistema Reprodutor: são dioicos, reprodução sexuada, fecundação externa, desenvolvimento indireto.


1 gânglio cerebral ; 2 notocorda; 3 nervo dorsal ; 4 barbatana pós anal; 5 ânus ; 6 tubo digestório ; 7 sistema circulatório ; 8 atrióporo ; 9 átrio ; 10 fenda branquial ; 11 faringe ; 12 lacuna bucal ; 13 cirros ; 14 abertura bucal ; 15 gônadas ; 16 sensor de luz ; 17 nervos da barbatana ; 18 barbatana abdominal ; 19 bolsa hepática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário