sexta-feira, 17 de maio de 2019

Filo dos Artrópodes


O filo Arthropoda (do grego arthon = articulação; podos = pé), surgiram na Era Paleozoica, é o grupo que possui o maior número de espécies.


1º) Características Gerais
Possuem apêndices articulados
Exoesqueleto de quitina
Simetria bilateral
Segmentados
Ecdise (muda)
Protostômios
Triblásticos
Celomados
Corpo: cabeça, tórax e abdome ou cefalotórax e abdome
Órgãos sensoriais bem desenvolvidos
Sistema circulatório aberto
Musculatura bem desenvolvida
Respiração: traqueal, branquial, filotraqueal
Sistema excretor: glândulas verdes, túbulos de Malpighi e glândulas coxais
Sistema nervoso ganglionar
Sistema digestório completo
A reprodução é sexuada e os sexos são separados, podendo haver ou não dimorfismo sexual.
 A fecundação é interna e o desenvolvimento do ovo pode ser tanto indireto quanto direto

2º) Apêndices articulados
Formam sistema de alavancas e realizam diferentes funções: cavar, nadar, captura de alimento, inoculação de veneno, saltar, correr, cópula, percepção de estímulos químicos e físicos, limpeza do corpo.
Os artrópodes podem ser classificados conforme o tipo de apêndice que apresentam. Crustáceos e aracnídeos são artrópodes birremes, isto é, com dois ramos. Já insetos, quilópodes e diplópodes são artrópodes unirremes , isto é com um ramo. Nos apêndices birremes, o ramo mais externo é dito exopódito e o outro, mais interno, endopódito.


3º) Exoesqueleto

O exoesqueleto é muito resistente, é constituído de quitina (polissacarídeo nitrogenado), podendo ter impregnações de sais de cálcio. Ele protege os órgãos internos. Para evitar perda de água pela parede do corpo, há uma cerificação do exoesqueleto.
 No caso dos crustáceos, encontram também, na composição do exoesqueleto, fosfato e carbonato de cálcio, que conferem a alta resistência da carapaça desses animais. Nas espécies terrestres há uma cobertura de cera impermeável, o que representa uma importante adaptação à vida terrestre, impedindo a desidratação.
No esqueleto quitinoso aparecem músculos estriados capazes de contração rápida. Esses músculos, associados a apêndices “dobráveis” ou articulados, tornam a locomoção e os movimentos bem eficientes.
A resistência do exoesqueleto impede o crescimento, por isso eles sofrem ecdise ou mudas periodicamente.
A locomoção é feita através de patas, os insetos também podem possuir asas que possibilita o deslocamento a grandes distâncias.


4º) Ecdise
O exoesqueleto é secretado pela epiderme. Uma vez produzido, ele não tem crescimento ao longo do tempo. Para que o animal cresça, ele deve abandonar seu envoltório antigo e secretar um novo e maior.
As mudas dos artrópodes são controladas por um hormônio a ECDISONA , secretado por glândulas do animal. Devido a essa troca periódica do exoesqueleto, o crescimento de um artrópode não é contínuo, como nos outros animais: apresenta momentos de vida sem nenhum crescimento, alternados com momentos de crescimento.
O exoesqueleto abandonado pelo artrópode é dito EXÚVIA.
4º) Corpo

O corpo dos artrópodes apresenta segmentação externa evidente, principalmente nas formas larvares. Isso acontece porque, ao longo do desenvolvimento, os segmentos se fundem, formando regiões morfológicas e fisiologicamente distintas.  Formam uma estrutura única dita tagma.

5º) Classificação


a)    CRUSTÁCEOS

A classe Crustacea (do latim crusta =crosta) é composta por animais que, na maioria, apresentam uma carapaça dorsal dura protegendo o cefalotórax.
Corpo : cefalotórax e abdome
Cefalotórax : 2 pares de antenas ( função olfativa e tátil) um par de mandíbulas(entre as quais se abre a boca) dois pares de maxilas, usadas para mastigar o alimento; três pares de maxilípedes, patas usadas para manipular o alimento, levando-o à boca; cinco pares de patas propriamente ditas, usadas na locomoção, sendo que o primeiro par pode estar transformado em quela, um pinça forte usada na defesa ou na apreensão de alimento. A presença dessas patas no cefalotórax dos crustáceos mais conhecidos) camarão, lagosta, siri) dá nome à ordem em que eles estão classificados décapoda (deca = dez ; podo = pé). Os demais apêndices, ditos PEREIÓPODOS, são utilizados na locomoção.
Abdome :  o crustáceo também apresenta apêndices, ditos PLEÓPODOS, utilizados para a natação, escavação e apreensão de alimentos. São importantes, também, na respiração do animal ao promover a circulação da água na região ventral, onde estão as brânquias. O último par de pleópodos é mais alargado e forma uma espécie de nadadeira caudal que recebe o nome de urópodo. A porção final do abdome é dita télson
No camarão: O cefalotórax possui uma única peça, também chamada de carapaça, que termina um pouco antes de um prolongamento em forma de espinho, chamado de o rostro, ao lado do qual se inserem os pedúnculos oculares.
Respiração: é feita por brânquias, ramificações laterais situadas na base das patas. Elas são protegidas por abas do exoesqueleto, que pode formar câmaras cheias de água, permitindo o afastamento temporário do meio aquático. Nos tatuzinhos aparecem ramificações semelhantes a traqueia.
Circulação: Aberta ou lacunar. Sangue (hemolinfa) com pigmentos respiratórios à Hemocianina, contém cobre (cor azulada), a hemoglobina, contém ferro, está presente com menor frequência em alguns grupos. Conta com um coração na região dorsal do abdome, que bombeia o sangue para um vaso (aorta). No resto do corpo o sangue circula por um sistema de lacunas à Hemocelas.
A hemolinfa tem propriedade de coagulação, o que previne perdas em feridas.
A hemolinfa deixa o coração através de artérias, circula através da hemocele e retorna aos seios venosos, ou espaços, retornando para o coração animal.

Excreção: depende de glândulas situadas na cabeça: à as glândulas verdes ou antenais, que retiram os excretas do sangue e os eliminam nos poros na base das antenas. Os excretas são: amônia, ácido úrico e ureia.
Sistema nervoso:  é centralizado em uma massa cerebral de que parte uma cadeia ganglionar ventral. Encontramos órgãos táteis e olfativos nas antenas e região bucal e olhos compostos, que podem se localizar na extremidade de pedúnculos móveis. Há ainda estatocistos, localizados na base das antenas, que servem como órgãos de equilíbrio. O estatocisto é uma dobra da epiderme contendo células sensitivas dotadas de pelos. Pequenos grãos de areia ou de carbonato de cálcio (estatólitos) estimulam com seu peso os pelos. Quando o animal muda de posição, o estatólito também se movimenta, estimulando outros pelos e informando ao sistema nervoso do animal a mudança de posição do corpo. Desse modo, ele pode corrigir essa posição se necessário.
Reprodução:  os sexos são separados na maioria dos crustáceos, havendo casos de hermafroditismo, como nas cracas, há alguns casos de partenogênese à os óvulos desenvolvem-se sem Ter sido fecundados.
Existem vários padrões de cópula, de acordo com a espécie. Em geral a fêmea carrega os ovos na parte ventral do abdome até a sua eclosão. Do ovo sai uma larva dita náuplio. Esta apresenta apenas três pares de apêndices (dois pares de antenas com cerdas para a natação e as mandíbulas) e um único olho. A larva náuplio origina, em crustáceos superiores, a larva zoea. Já com abdome alongado para a natação, a larva zoea origina um indivíduo pós-larva, com características do adulto que será formado. Essas duas larvas raramente medem mais de 1 mm e são muito importantes na constituição do zooplâncton.



a)    INSETOS

Corpo: cabeça, tórax e abdome.
Cabeça: um par de antenas sensoriais, dois grandes olhos composto e entre eles três ocelos ou olhos simples. Os olhos compostos são formados por grande número de facetas ditas OMATÍDIOS.


 Próximo à boca estão os apêndices destinados à alimentação, formando o aparelho bucal que pode ser:
·         sugador: desenrolam a tromba até o fundo da flor à mariposas e borboletas;
·         picador-sugador: os ectoparasitas tem esse tipo de aparelho bucal, para pode chupar o sangue ou a seiva vegetal à  cigarra, percevejos, machos de mosquito:
·         lambedor : tem um lábio esponjoso, que absorve o alimento depois de dissolvê-lo com secreções salivares à  mosca doméstica
·         triturador ou mastigador: serve para triturar o seu alimento àGafanhoto, baratas, besouros.
Tórax: possui três segmentos: protórax: está unido à cabeça, mesotórax é mediano e o metatórax é o terceiro e se liga ao abdome. Em cada um deles encontramos    um par de patas no total (três pares de patas = hexápodos.
Asas: em algumas espécies elas só se desenvolvem na época de reprodução, como nas formigas e cupins. As asas nem sempre estão presentes, a traça não tem asa; e se houver é apenas um par. Elas variam muito em tamanho, cor e espessura e podem ser classificadas em:

Membranosas: flexíveis, delgadas e transparentes: mosca, abelha, cigarra
Pergamináceas: são um pouco mais espessas, elas recobrem e protege o segundo par, membranoso: barata, gafanhoto, grilo.
Élitros: são espessas, duras e totalmente opacas, com função protetora, abaixo dela há um par membranoso que serve para o voo: besouro
Hemiélitros: a metade anterior é dura e resistente e a metade posterior é flexível e membranosa: percevejo e barata-d ’água.
O movimento das asas ocorre por causa da musculatura antagônica situada dentro do tórax.

Abdome: possui de 6 a 11 segmentos sem apêndices. No macho o órgão copulador, na fêmea o órgão ovopositor (ferrão); apresenta também os espiráculos (aberturas das traqueias).
Digestão: é extracelular e o tubo digestório é completo. O alimento passa pela faringe, esôfago, proventrículo, estômago intestino, reto e ânus. Há também cecos gástricos, que produzem enzimas e junto com o estômago digerem e absorvem a comida. È comum também a presença de glândulas salivares que além de lubrificar o alimento, digerem glicídios, nos hematófagos elas impedem a coagulação do sangue sugado.
Respiração: é feita por traqueias que são invaginações da epiderme em forma de tubos ramificados. As ramificações vão se tornando cada vez mais finas e os últimos ramos, as traqueíolas, atingem os tecidos. O ar penetra por orifícios na superfície do corpo ditos à espiráculos. Encontramos um par de espiráculos para cada segmento do tórax e do abdome. Todos os tecidos do corpo recebem a extremidade de uma ramificação, de tal modo que se torna dispensável o transporte de gases pelo sangue, que não possui pigmentos.
A entrada e a saída do ar ( ventilação) deve-se a movimentos do corpo, principalmente do abdome.Quando este se dilata, as traqueias também fazem o mesmo e o ar entra pelos espiráculos. No momento em que o abdome se comprime, a traqueia também se comprime, eliminando o ar. Esse movimento tenderia a achatar os tubos, mas isso não ocorre porque eles possuem um espessamento de quitina em forma de hélice ao longo de seu comprimento. Em alguns insetos há sacos aéreos, ligados às traqueias, que servem como reserva de ar.

Circulação:. O sistema circulatório conta com um coração na região dorsal do abdome, que bombeia sangue para um vaso ( aorta) anterior ou, dependendo do tipo de artrópode anterior e posterior.
No resto do corpo o sangue circula por um sistema de lacunas, ditas sinus ou hemocele que banham os órgãos. Esse tipo de sistema circulatório, encontrado em todos os artrópodes, não conta com a presença de capilares e dito aparelho circulatório lacunar ou aberto, uma vez que o sangue sai dos vasos sanguíneos e banha as células. Por isso, é também conhecido como HEMOLINFA.
A última lacuna do circuito é uma cavidade em volta do coração: trata-se do sinus pericárdico. Dessa lacuna o sangue volta ao coração por orifícios: os óstios. Durante a contração do coração, os óstios se fecham, permitindo que o sangue siga apenas pela aorta.
Excreção: é feita por túbulos de Malpighi. A principal substância nitrogenada excretada é o ácido úrico. Os excretas são absorvidos pelos túbulos de Malpighi e lançados no intestino pela extremidade aberta do tubo, saindo do corpo junto com as fezes.
Sistema nervoso: gânglios cerebrais ou cérebros e gânglios ventrais unidos por cordões nervosos. As cerdas espalhadas pelo corpo funcionam como quimiorreceptores e também tem função tátil. Há olhos simples e compostos (omatídeos), possuindo córnea que funciona como lente e tem superfície hexagonal (facetada). Dentro da córnea há um cone cristalino, que funciona como segunda lente. No final do cone ficam as estruturas receptoras de luz. Cada omatídeo forma a imagem de uma pequena parte do objeto. O conjunto de omatídeos dá a visão total do objeto como um mosaico. Há também receptores para o sentido do gosto, na região bucal. Nas borboletas e mariposas o sentido do gosto está nas patas. Existem ainda receptores para o tato e o cheiro, nas antenas.   Algumas espécies possuem receptores para a audição nas pernas ou no abdome: Nas cigarras, o órgão produtor do som é uma câmara no abdome. Os insetos possuem um sistema de comunicação que funciona através dos feromônios; substâncias odoríferas lançadas no ambiente e que transmitem mensagens a outros indivíduos da mesma espécie.
Reprodução: são de sexos separados, fecundação interna, ocorre através de um órgão copulador ou de um pacote de espermatozóides (espermatóforo), produzido pelo macho e transferido para a fêmea.


 A maioria dos insetos sofre metamorfose: holometábolos, hemimetábolos e ametábolos.
¨       HOLOMETÁBOLOS: a metamorfose é completa, ficando o adulto muito diferente da larva. Eles passam por três fases: LARVA OU LAGARTAà PUPA OU CRISÁLIDA à IMAGO OU ADULTO Ex: borboletas e mariposas.
¨       HEMITÁBOLOS: metamorfose é incompleta, isto é, o animal que sai do ovo é pouco diferente do adulto. No caso do gafanhoto, sai do ovo uma NINFA (filhote sem asas) que passa em seguida à forma adulta (com asas).

¨       AMETÁBOLOS: são insetos sem metamorfose, como no caso da traça, em que o ovo dá origem a um animal jovem. Este só difere do adulto no tamanho e no amadurecimento sexual.

Classificação dos Insetos
Campbell

a)    ARACNÍDEOS
Corpo: cefalotórax e abdome
Cefalotórax: é denominado prossomo, é coberto dorsalmente por uma placa rígida e ventralmente por um número variado de placas transversais. Essas placas podem estar encobertas ou não pelas coxas dos apêndices locomotores. O número de olhos é variável: algumas aranhas apresentam oito, mas pode chegar a dez nos escorpiões. Em vez de mandíbulas, possuem na sua região anterior, um par de quelíceras. Cada quelícera é uma estrutura móvel formada por uma base sólida em cuja extremidade se apoia uma presa ou garra com função mastigadora e inoculadora de veneno. O segundo par de apêndices do cefalotórax são os pedipalpos. Eles têm a função primeiramente sensorial, mas são utilizados como órgão copulador e preênsil em aranhas e encontram-se modificados em forma de pinças nos escorpiões. Não há antenas nem mandíbulas. Há na região que corresponde ao tórax 4 pares de patas.
Abdome: dos aracnídeos, também chamados de opistossomo, não tem apêndices. Em escorpiões, o abdome se divide em pré-abdome ou mesossomo e pós-abdome ou metassomo. O pós-abdome é, em geral, longo e afinado e termina numa estrutura inoculadora de veneno dita aguilhão ou télson. Em aranhas, na extremidade final do abdome existem as fiandeiras que são apêndices modificados destinados a tecer a teia. 

Digestão : possuem o tubo digestivo adaptado para sugar. Nas aranhas e nos escorpiões a digestão é extracorpórea. A aranha primeiro injeta o veneno em sua presa e depois secreta enzimas para a digestão. Em seguida, suga o produto líquido da digestão, acionando para isso sua faringe musculosa. No caso dos carrapatos, muitos são hematófagos.
Respiração : as traqueias não utilizam sangue para o transporte de oxigênio. Além disso, uma vez que o transporte de gases nesse sistema depende muito da difusão, ele somente pode ser usado para animais de pequeno porte. Nas aranhas maiores encontramos as FILOTRAQUÉIAS, também ditas “falsos pulmões” ou ainda “pulmões foliáceos”. Trata-se de traqueias modificadas, formando cavidades mais amplas, com dobras em forma de folhas de livro. Neste caso, os gases são transportados pelo sangue, que possui pigmentos respiratórios. A exceção é o carrapato, que tem respiração cutânea.
Excreção: é feita por túbulos de Malpighi e por glândulas coxais, são estruturas em forma de saco com paredes finas localizadas lateralmente ao cefalotórax e que se abrem na base das patas. Elas recolhem detritos do sangue circundante e os eliminam por meios de canais nas proximidades das coxas das patas.
Sentidos:  nos aracnídeos o sentido mais desenvolvido é o Tato, percebido por inúmeros pelos tricobótrios, distribuídos pelo corpo. Nos escorpiões, esta função é desempenhada pelos pentes ventrais.

Reprodução: são geralmente de sexos separados e a fecundação é interna. A maioria é ovípara, exceção feita aos escorpiões que são ovovíparos. Nas aranhas, há um nítido dimorfismo sexual, os machos são menores que as fêmeas. Além disso, são dotados de um bulbo genital, localizado na extremidade dos pedipalpos, com a função homóloga à do pênis. Os ovos das aranhas ficam protegidos por um envoltório de seda chamado ooteca.  O macho da aranha produz uma bolsa de seda com espermatozóides e com o palpo coloca-a no orifício genital da fêmea. Em alguns casos o macho é comido pela fêmea após a cópula. Nos escorpiões, o macho deposita no chão um espermatóforo, e durante a dança de corte, “ajeita” a fêmea, de modo que o Espermatóforo entre em seu poro genital. Nos escorpiões e aranhas o desenvolvimento é direto; nos ácaros aparece uma larva com apenas três pares de patas.

d) DIPLÓPODES


O corpo é cilíndrico e dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há,  um par de antenas, olhos simples e aparelho bucal mastigador; com dois pares de patas por segmento; todos os segmentos abdominais possuem uma glândula produtora de uma substância malcheirosa que repele predadores. Respiração traqueal, hemolinfa sem pigmento respiratório, excreção feita por tubos de Malpighi. Ex: piolho-de-cobra ou embuás. São herbívoras

 

e)    QUILÓPODES

O corpo é levemente achatado dorsoventralmente, dividido em cabeça e tronco. Na cabeça há um par de antenas, olhos simples e aparelho bucal mastigador; com um par de patas em cada segmento; o primeiro par de patas é transformado em forcípulas, que servem para a captura da presa e a inoculação de veneno. Respiração é traqueal; hemolinfa sem pigmento respiratório; excreção por tubos de Malpighi. Ex: lacraia ( carnívora).
O sistema nervoso obedece ao padrão dos artrópodes. A percepção da luz é feita por ocelos, porém existem muitas espécies cegas.
A reprodução é com fecundação interna, são dioicos e apresentam desenvolvimento direto. Nos diplópodes o poro genital anterior está próximo a cabeça; enquanto que nos quilópodes, ele está no último segmento do corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário