terça-feira, 14 de maio de 2019

Moluscos

O Filo Mollusca (do latim  mollusca = mole)  é o segundo maior grupo de invertebrados

1º) Características Gerais
São triblásticos
Celomados
Protostômios
Simetria bilateral
Com ou sem concha
Corpo mole
Não segmentado
São aquáticos ou terrestres
São detritívoros e herbívoros
Sistema digestório completo  
Sistema circulatório aberto, nos cefalópodes é fechado
Exceção por nefrídios
Sistema nervoso ganglionar
Sexos separados, mas há espécies hermafrodita (classe gastrópodo)
Respiração branquial e pulmonar

 2ª) Organização
O corpo está divido em cabeça, massa visceral e pé.
Na cabeça: localizam-se a boca e importantes órgãos sensoriais, tais como olhos e tentáculos sensitivos. Cefalópodes a cabeça é muito desenvolvida enquanto que nos bivalves é muito reduzida.
O pé: é um órgão musculoso, cuja função primordial está na locomoção, que se faz por deslizamento, natação ou escavação. No polvo e na lula ele se apresenta transformado em tentáculos.
A locomoção dos moluscos é normalmente realizada pelo pé. Nos gastrópodes. O pé funciona como uma estrutura rastejadora e, nos bivalves, é adaptado para a escavação permitindo o deslocamento do animal, em geral, verticalmente no sedimento (areia ou lodo). Os polvos também podem rastejar.
Cefalópodes locomovem-se por propulsão a jato. A água armazenada na cavidade do manto é expulsa com vigor por uma abertura dita FUNIL ou SIFÃO e impulsiona o animal no sentido oposto. O funil é uma estrutura móvel e o ajuste da direção permite grande variedade de movimentos ao animal, que pode dar voltas de 360º ou, até mesmo, pairar na coluna d’água.
A propulsão a jato nos bivalves é obtida pelos movimentos de abrir e fechar das duas valvas da concha.
Na massa visceral: situam-se as vísceras, ou seja, os órgãos internos, como, intestino, glândula digestiva etc. A massa visceral é recoberta por uma prega de pele denominada MANTO, ou PÁLEO responsável pela secreção da concha. Ele também é chamado de cavidade paleal ou cavidade do manto. Nessa cavidade encontram-se as aberturas dos aparelhos digestório e excretor.

3ª) Estrutura da Concha
A concha que corresponde ao exoesqueleto, reveste o corpo e é produzida a partir da epiderme do manto. Ela se forma em uma peça ou valva só nos gastrópodes exceto na lesma, e por duas peças nos bivalves, nos cefalópodes ela está ausente no polvo e na lula e na sépia ela é interna, rudimentar e muito reduzida. Nos náutilos ela é externa e espiralada, dividida em varias câmras.
A concha da maioria dos moluscos é constituída por 3 camadas: Nacarada (ou perolada) mais interna, prismática, mediana e a orgânica (ou perióstraco), mais externa. As 2 primeiras são formadas de carbonato de cálcio e a última de material orgânico.
4º Fisiologia
       a)    Sistema digestório
O tubo digestório dos moluscos é completo: boca faringe, esôfago, estômago intestino e ânus. Muitos apresentam na boca uma estrutura semelhante a uma língua com pequenos dentes de quitina, a RÁDULA. Que raspa algas e outros alimentos presos nas pedras, enviando-os para o tubo digestório. A rádula não aparece nos moluscos filtradores (mexilhão, ostras), que se alimentam de plâncton. Eles obtêm o seu alimento por filtração durante o processo de respiração. As partículas alimentares são retiradas no muco das brânquias e conduzidas até a boca por meio dos cílios.
Os moluscos são dotados de um estômago, uma glândula digestiva (fígado ou hepatopâncreas) e o intestino, que se abre pelo ânus. Estão presentes também glândulas salivares, que lubrificam a rádula e envolvem o alimento com muco. A maior parte da digestão é intracelular e ocorre dentro da glândula digestiva. Outra parte, extracelular, acontece no estômago. A principal função do intestino é a eliminação das fezes.
O polvo e a lula possuem um par de fortes mandíbulas quitinosas na faringe, que lembram o bico de papagaio, nesse caso, a rádula tem apenas função de empurrar o alimento para o interior do tubo digestório. Eles capturam o seu alimento por meio de tentáculos, que são extremamente musculosos e dotados de ventosas.
O alimento passa da boca para um tubo onde desembocam as glândulas salivares. No estômago, há uma estrutura dita estilete cristalino que promove eficiente circulação do alimento no interior do órgão, enquanto enzimas digestivas encarregam-se da digestão química. No intestino, os nutrientes são absorvidos, e os excretas são eliminados na cavidade paleal pelo ânus.
 b) Sistema Circulatório
Este é formado por um órgão contrátil, o coração que bombeia o sangue, através de uma rede de tubos, os vasos sanguíneos (artérias e veias). O coração localizado na cavidade pericárdica, derivada do celoma, possui uma câmara mediana, o ventrículo e duas câmaras laterais os átrios. Este recebe o sangue oxigenado proveniente das brânquias e o ventrículo impulsiona esse sangue por um sistema ramificado de vasos e de lacunas.
O sangue leva alimento e gás oxigênio para todas as células do corpo e retira delas gás carbônico e outros resíduos do metabolismo celular (excreções).
As artérias partem do coração e terminam em cavidades ditas LACUNAS SANGUÍNEAS OU HEMOCELAS, onde o sangue entra em contato direto com as células dos tecidos. Das lacunas o sangue passa para as veias, que o conduzem de volta ao coração.
O sistema circulatório dos moluscos é ABERTO ou LACUNAR, exceto nos cefalópodes que é fechado, uma vez que o sangue sai do interior dos vasos e cai nos espaços entre os tecidos, executando o seguinte percurso: coração à artériasà hemocelasà veiasà coração.
c)Sistema Respiratório
A respiração dos moluscos pode ser: cutâneaà ocorre por difusão de gases através da pele; branquialà ocorre na maioria das espécies e pulmonar à que ocorre em caracóis. Os órgãos respiratórios dos moluscos aquáticos chamam-se brânquias. Estas são constituídas por projeções da superfície corporal ricamente vascularizada. Em alguns caracóis e caramujos de água doce, a cavidade paleal transforma-se numa câmara cuja parede é irrigada de sangue. Esta câmara funciona como um pulmão primitivo, retirando o oxigênio do ar. O pigmento respiratório da maioria é a hemocianina de cor azulada, mas há moluscos que possuem hemoglobina.
d) Sistema Excretor
Os moluscos apresentam um par de órgãos excretores ditos METANEFRÍDIOS, especializados em eliminar os produtos tóxicos do metabolismo celular. O metanefrídio é uma espécie de funil longo e dobrado, que retira excreções tanto da cavidade pericárdica, uma bolsa celômica cheia de sangue que envolve o coração, quanto dos vasos sanguíneos que circulam em suas proximidades. Através do conduto do metanefrídio as excreções são expelidas do corpo do animal.
e) Coordenação
O sistema nervoso é formado por vários pares de gânglios unidos por cordões nervosos. Na cabeça há um par de gânglios cerebrais, que enviam nervos para os órgãos sensoriais, e os gânglios bucais (para a rádula). Os pés são dotados de gânglios pedais, que controlam as contrações da musculatura dessa parte do corpo. Ainda existem os gânglios que inervam os órgãos internos (gânglios viscerais), os que inervam o manto (gânglios pleurais) e os que inervam as brânquias (gânglios intestinais).
O polvo e a lula têm olhos bem desenvolvidos, semelhantes aos dos vertebrados e capazes de formar imagens. Na ostra e no mexilhão os órgãos visuais são mais simples, sendo capazes de apenas captar a luz (células fotorreceptoras) . Há também estatocisto, que funcionam como órgãos de equilíbrio; os tentáculos táteis e receptores químicos, os OSFRÁDIOS, que são pequenas estruturas, próximas às brânquias, com a função de identificar e analisar as substâncias dissolvidas na água.

f)Reprodução
Todos os moluscos reproduzem-se sexuadamente. Há espécies dioicas (mexilhão) e monoicas (caracol). A fecundação pode ser interna ou externa, e o desenvolvimento direto ou indireto com a larva véliger.
Nos hermafroditas raramente ocorre autofecundação, sendo mais comum a fecundação cruzada. Em algumas espécies, o indivíduo produz, inicialmente, só gametas masculinos, funcionando como macho. Mais tarde, produz gametas femininos, funcionando como fêmea.
Em alguns caramujos, dois animais, um na fase funcional de fêmea e outro de macho, realizam fecundação recíproca.
Nos polvos e lulas, o macho usa uns dos tentáculos para transferir uma bolsa de esperma à espermatóforoß, para a fêmea.
5º) Classificação
                                       CM da biologia
1º)Classe Monoplacophora (do grego monos, um + plax, placa + phora, portador)
São moluscos pouco conhecidos, são pequenos dotados de uma única concha em forma de placa, o nome da classe é por isso, pé em forma sola rastejadora, são exclusivamente marinhos sendo encontrados em grandes profundidades.
Ex.: Neopilina: ela tem cinco pares de brânquias, dois átrios, seis pares de nefrídios, um ou dois pares de gônadas, sistema nervoso em forma de escada com dez pares de nervos pediosos e possui rádula na boca.
2º) Classe Polyplacophora (do grego polys, muitas + plax, placa + phora, portador)
São também chamados de classe Amphineura (do grgo amphi = ambos os lados;
neuron = nevo, significando cabeça).
Ex.: Chiton  ou Quíton : Vivem exclusivamente em ambientes marinhos, em águas rasas. Sua concha é formada por oito placas calcárias articuláveis justapostas. São pequenos, boca com rádula, pé amplo e chato, com o qual se fixa nas rochas.
3º) Classe Scaphopoda (do grego skaphe, bote + podos, pé)
São moluscos exclusivamente marinhos, sua concha lembra a presa de um elefante. Ex. Dentalium: Pé na extremidade maior, que é usado para cavar e também para capturar o seu alimento com a ajuda de cílios. O alimento também pode ser capturado pelos tentáculos nos quais existe uma protuberância, dita captáculo, que é coberta por um muco.
4º) Classe Gastropoda ( go grego gastros= estômago; podos= pé)

São moluscos marinhos, podem ser também de água doce e terrestres. Uma característica específica da classe é a torção. À medida que o embrião se desenvolve, a sua massa visceral pode apresentar uma torção de 180º, com isso o ânus e a cavidade do manto tornam-se anteriores e abrem-se dorsoventralmente à boca e à cabeça.
São também chamados de univalve, concha com uma valva.  Ela é espiralada.
O pé dos gastrópodos é bem desenvolvido e serve para a locomoção, há uma secreção, muco, que é liberada por uma glândula localizada logo abaixo da boca, que facilita o seu deslocamento. A sua massa visceral se localiza acima dos pés. N a boca há uma estrutura que serve para raspar os alimentos presos a rochas, dita rádula. A cabeça possui dois pares de tentáculos onde nas extremidades se localizam os olhos. A cavidade do manto nos terrestre funciona como “pulmão”.
ex.: caracol, caramujo, lesma ( não possui concha)
5º) Classe Pelecypoda (do grego pelekys = machado)
São também chamados de bivalves, sua concha possui 2 valvas. São aquáticos. Seu pé é em forma de machadinha. São sedentários, a maioria, são filtradores, não possuem cabeça, a cavidade do manto possui brânquias.
Ex.: ostra, mexilhão, vôngole.

6º) Classe Cefalopodos (do grego kephalos = cabeça)
São moluscos marinhos, a sua cabeça está ligada aos pés, que é muito desenvolvido formando tentáculos longos, forte e musculosos. Sistema circulatório fechado.
Ex. polvo, lula, sépia, Náutilos
sépia

organização do cefalópodo: Lula, (pena = concha interna)





Bibliografia
Amabis : Biologia dos organismos Vol 2
Pezzi: Seres Vivos vol 2
Hickman: Principios integrados de Zoologia
Cezar : Biologia Vol 2
Campbell : Biologia pág 677
Fotos da internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário