quarta-feira, 17 de abril de 2019

Nematelmintos

FILO NEMATELMINTOS

São animais metazoários, com simetria bilateral, triblásticos e PSEUDOCELAMDOS. O pseudoceloma dá mais espaço, para os órgãos desenvolverem-se. Além disso, o líquido do pseudoceloma distribui alimento e outras substâncias pelo corpo, facilitando também a eliminação dos excretas e funcionando ainda como uma espécie de esqueleto hidrostático.


São os primeiros animais dotados de sistema digestivo completo , a boca pode apresentar lábios ou papilas, seguida de uma faringe musculosa e sugadora, terminando com um intestino que se abre pelo ânus na parte posterior. A cavidade bucal pode ter dentes ou estiletes e a digestão é extracelular. Em alguns parasitas, o intestino apenas  
absorve o alimento já digerido pelo hospedeiro. Têm ausência de sistema respiratório e circulatório.

A excreção é feita por uma célula grande ou um par de células alongadas em forma de saco: células ventrais ou renetes, e os excretas são eliminados por um poro excretor ventral. Outros nematódeos têm dois tubos longitudinais ligados por um tubo transversal (em forma de H),eliminando os excretas por um poro próximo à boca. Às vezes, ambos os sistemas estão presentes.

O sistema nervoso é centralizado, com um anel em volta do esôfago do qual partem cordões nervosos longitudinais.


O corpo é coberto por uma película muito resistente secretada pela epiderme, a CUTÍCULA, formado por colágeno. Sob a epiderme há uma camada de músculos longitudinais. Devido a falta de músculos circulares, estes animais não se esticam nem se encolhem, apenas se curvam.
A epiderme apresenta uma característica típica do grupo: ela forma, ao longo de todo o corpo, projeções em direção ao pseudoceloma, originando duas linhas laterais, uma linha mediana dorsal e outra mediana ventral. No interior dessas linhas, localizam-se os cordões nervosos, que partem de um anel nervoso contendo gânglios, localizado na região anterior do corpo. Os cordões nervosos laterais são sensoriais; o cordão nervoso dorsal é motor e o ventral é motor e sensorial.
Os nematódeos deslocam-se então em movimento ondulatórios, que podem ser bastante rápidos, como se dessem chicotadas com o corpo. Esse movimento, juntamente com o corpo afinado, ajuda os nematódeos de vida livre a deslocarem-se entre as partículas do solo. Quando a musculatura longitudinal da face ventral do corpo se contrai, a musculatura do lado oposto relaxa e vice-versa. Nesse momento, há aumento da pressão no líquido do pseudoceloma. Esse aumento de pressão, entretanto, não determina dilatação do corpo, pois as fibras colágenas da cutícula não se distendem, embora permitam a flexão do corpo. Assim, a pressão do líquido do pseudoceloma é mantida alta, e o corpo do animal conserva-se túrgido, facilitando o deslocamento.
Na maioria dos casos, os sexos são separados. O aparelho masculino é formado por um testículo, um canal deferente ( que leva o espermatozoide), uma vesícula seminal(produz líquidos para o transporte dos gametas) e um canal ejaculador, que desemboca, junto com o intestino, numa cavidade única, a cloaca. Algumas espécies têm um ou mais espinhos copuladores, que servem para abrir o poro genital da fêmea, permitindo a entrada dos espermatozoides (estes não possuem flagelados) deslocando-se por movimento ameboide.
O aparelho feminino é formado de dois ovários e dois ovidutos, que levam o óvulo fecundado para os dois úteros. Há também um canal vaginal, constituído pela união dos úteros, que se abre pelo poro genital.
A fecundação é interna e do ovo sai uma forma jovem semelhante ao adulto, mas sem aparelho reprodutor, que troca de cutícula ( mudas) à medida que cresce. Em alguns casos, há partenogênese ( óvulo se desenvolve sem Ter sido fecundado, originando um novo indivíduo).
Verminoses

A)   Ascaridíase ou Lombriga


Verme : Ascaris lumbricoides

H.I  :não tem
H.D. : homem
Fixação : 3 lábios
Transmissão : ingestão de ovos com a alimentação
Macho : possui uma espícula na extremidade posterior
Sintomas : perturbação pulmonar, alterações do apetite, obstrução intestinal, asfixia.
Profilaxia : higiene alimentar, tratamento dos doentes e da água, saneamento básico



b)Ancilostomíase , Amarelão ou Opilação

Verme : Ancylostoma duodenale e o Necator americanus

Ancylostoma duodenale : forma de um prego, possui dentes para a fixação
Necator americanus : tem a forma de um S e possui placas cortantes para a fixação.
Transmissão : penetração da larva pelo pé descalço.
Patologia : no local da penetração da larva ocorre uma reação inflamatória, tosse, perturbações intestinais , náuseas, cólicas, e hemorragias
Profilaxia : tratamento dos doentes, uso de calçados, saneamento básico






c) Filariose ou Elefantíase

Verme : Wurchereria bacronfti ou filaria
H. I . : mosquito do gênero Culex fatigans
H. D. : homem
Transmissão : picada do mosquito Culex
Atacam :  vasos linfáticos
Patologia : hipertrofia de alguns órgãos como : escroto, membros inferiores, mamas e lábios da vulva. Os vasos linfáticos ficam tão inchados que parecem patas de elefantes
Profilaxia : tratamento dos doentes, eliminação do mosquito
filarias no vaso linfático


FCiências

Enterobiose ou Oxiúros

Verme : Enterobius vermicularis
Característica : prurido anal
Transmissão : inalação ou ingestão de ovos , por auto-infestação
Patologia : prurido anal, perturbações do sono.
Profilaxia : tratamento dos doentes, higiene pessoal rígida, asseio com roupas de camas, peças íntimas, água e alimentos, educação sanitária.








Nenhum comentário:

Postar um comentário