domingo, 14 de abril de 2019

Reino Fungi

Fungos
Os fungos são seres eucariontes, heterótrofos por absorção, a maioria são multicelulares, mas há  espécies unicelulares, como as leveduras. Na maioria dos fungos, a parede celular é constituída de quitina ( contém nitrogênio), a mesma substância encontrada no esqueleto dos artrópodes.
O carboidrato de reserva energética da maioria dos fungos é o glicogênio, do mesmo modo que acontece com os animais. 
Os fungos desempenham papel importante na reciclagem de nutrientes, nas interações ecológicas, e também podem ser patógenos e até alucinógenos.
Os cogumelos alucinógenos  sintetizam substâncias que interferem no nosso sistema nervoso centralNo Brasil, as espécies com esta propriedade encontram-se no gênero PsilocybePanaeolus e Pluteus. As substâncias responsáveis por este fenômeno são os alcaloides indólicos derivados do aminoácido triptofano. A principal substância causadora dessas distorções da realidade é a psilocibina, presente na maioria dos cogumelos mágicos. Essa substância liga-se aos receptores de serotonina no organismo humano, que é a responsável pelo controle de alguns hormônios como o sono, humor, temperatura e apetite. Diferentemente de outras drogas, não há evidências que a psilocibina possa causar dependência química.
 Estes alcaloides produzem efeitos profundos em seres humanos, como alucinações e distúrbios sensoriais semelhantes aqueles causados em indivíduos portadores de esquizofrenia. Os efeitos são comparados a droga LSD (ácido lisérgico), os sintomas característicos são:
  • Alucinações visuais, 
  • Sinestesia, confusão, desorientação, comportamento inapropriado,
  • Relaxamento muscular, 
  • Taquicardia,

 intoxicação é letal. Os sintomas se iniciam após 20 ou 30 minutos da ingestão, com o pico em duas horas, decaindo após três ou quatro horas. Porém, a substância pode ser detectada no organismo após uma semana da ingestão. No Brasil, a psilocibina e psilocina entram na lista da ANVISA como substâncias psicotrópicas (portaria 344/98).
1- Estrutura

(Campbell pág 637) 


Corpo de frutificação: ou esporocarpo, ou corpo produtor de esporos: local onde se desenvolvem os esporos. 
hifas: é uma rede de pequenos filamentos, elas consistem em paredes celulares tubulares envolvendo a membrana plasmática e o citoplasma.
micélio: conjunto de hifas, que penetram no substrato para retirada de alimento.
tipos de hifas
As hifas podem ser septadas ou contínuas. As septadas possuem poros em cada septo permitindo o livre transporte de material citoplasmático e núcleos;  podem ser  mono e dicarióticas; as cenocíticas ou continuas possuem vários núcleos, presente nos fungos simples.
(https://slideplayer.com.br/slide/1269745)
2 - Clasificação
Quitridiomicetos:
São classificados no Filo Chytridiomycota, estão presentes nos lagos e solos, alguma espécies são decompositoras, outras são parasitas de protistas, fungos, plantas e animais e outros podem vivem em mutualismo. Suas hifas são asseptadas e cenocíticas o corpo de frutificação é globoso.
Os quitridiomicetos encontrados no rumem de gado e ovelhas, assim como os que são encontrados no intestino de cavalos, parecem estar associados com a importante função de auxiliar na degradação das fibras vegetais no interior de intestinos de herbívoros. 

Existem espécies  como o Physoderma maydis que causa pequenas manchas em milho de cor marrom e Urophyctis alfalfae que causa as verrugas na alfafa. Várias espécies do gênero Coelomyces parasitam larvas de mosquitos, desempenhando com isso importante papel no controle desses insetos. Esses fungos foram classificados primeiramente como protista, mas ao analisar sua parede celular, enzimas  e o seu metabolismo, passaram a fazer parte do Reino Fungi. São os únicos fungos que possuem esporos flagelados, ditos zoósporos.

Zigomicetos (zigo = par, união de dois; miceto = fungo) 
Os zigomicetos (Filo Zygomycotaapresentam hifas asseptadas e cenocíticas, não formam corpo de frutificação, muitos são saprófitos, parasitas, outros são comensais de animais. O micélio se espalha sobre o substrato, produzindo ocasionais esporângios na  extremidade de algumas hifas que se elevam verticalmente. Quando os esporângios se rompem, os esporos se dispersam no ambiente e germinam sobre novos substratos
Reprodução sexuada: ocorre a fusão de hifas de dois indivíduos haploides; no ponto de contato forma-se uma estrutura equivalente a um zigoto. Dois exemplos representativos desse grupo são os bolores dos gêneros Mucor (encontrados sobre frutas em processo de apodrecimento) e Rhizopus (bolores pretos, comuns sobre pão envelhecido e também sobre frutas. Na fase assexuada, esporângios na forma de bulbos pretos se desenvolvem no topo das hifas. Dentro de cada esporângio centenas de esporos haploides se desenvolvem e dispersam no ar.
Ascomiceto

Pertencem ao Filo Ascomycota, são encontrados em vários ambientes: aquáticos e terrestres. A sua característica é possuir esporos dentro de um saco dito ASCO, o seu corpo de frutificação é dito ascocarpo.

Ex,: leveduras, Penicillumi sp, Morchella sp, Claviceps purpurea
Levedura: Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisiae. Esse fungo é utilizado para a fabricação de pão, cachaça, cerveja etc., graças à fermentação que ele realiza. São unicelulares, respiração anaeróbia e reprodução assexuada por brotamento

Penicillium sp: Alguns  são utilizados na indústria de laticínios, como é o caso do Penicillium camemberti e do Penicillium roqueforte, empregados na fabricação dos queijos Camembert e Roquefort, respectivamente.

Penicillium roquerfoti




                                                                                 Penicillium chrysogenum

Morchella sp
É um gênero de fungos comestíveis bastante aparentados com os anatomicamente mais simples Pezizaceae. A parte superior do corpo frutífero destes fungos tem uma distinta aparência de colmeia, sendo muito apreciados sobretudo na culinária francesa.
Aspergillus flavus
Cresce em amendoim produzindo uma aflatoxina (são produtos do metabolismo secundário do fungo Aspergillus), ela é cancerígena causando sérios riscos ao fígado.
https://www.slideshare.net/wagcher/amendoim-61593713
Trufa

As trufas pertencem ao gênero Tuber, 
elas são escassas,caríssimas, têm perfume único.
Claviceps purpurea

O esporão-do-centeio, cravagem, grão-de-corvo, cornizó, cornelho ou dente-de-cão é um fungo parasita que ataca o centeio, e do qual se extraem vários alcaloides e substâncias de uso medicinal. É um fungo conhecido por ser alucinógeno, e usado para fabricar LSD.

Reprodução

Basidiomicetos
Pertencem ao Filo Basidimycota, o nome do filho deriva de BASIDIO (do latim: pequeno pedestal) um tipo celular que ocorre a cariogamia (é a fusão no interior do óvulo do seu pronúcleo com o pronúcleo masculino) seguida imediatamente por meiose. Suas hifas são septadas, os corpos de frutificação são ditos basidiocarpos .
https://rpghogwarts.fandom.com/pt-br/wiki/Herbologia_4%C2%BA_ano_-_Antigo


Esses fungos podem mutualísticos, parasitas vegetais( ferrugens) e tóxicos Amanita e alucinógenos como o Psilocybe , comestivies como o Champignons, Agaricus, Pleuroteus, orelhas-de-pau
Agaricus é um grande e importante gênero de cogumelos, contendo tanto espécies comestíveis como venenosas, possivelmente com mais de 300 membros em todo o mundo. O gênero inclui o cogumelo comum e o cogumelo do campo, que é o cultivo dominante de cogumelos no Ocidente.
Pleurotus é um gênero de fungos da divisão Basidiomycota (basidiomicetos), pertencentes à ordem Agaricales e à família Pleurotaceae. 
Esta espécie existe na natureza essencialmente em troncos de árvores debilitadas ou mortas, geralmente folhosas. Produto saudável em termos nutricionais, como também do ponto de vista terapêutico : Combate a hipertensão, Possui propriedades redutoras do colesterol, devido à Lovastatina ,Estimula o sistema imunológico , Alimento fundamental nas dietas de emagrecimento

Resultado de imagem para pleurotus
https://fungi.com/products/pleurotus-ostreatus-culture
Orelha-de-pau, também conhecido como urupê, é um fungo que costuma crescer sobre troncos de árvores. Foi descoberto na Ilha Guana, nas Ilhas Virgens Britânicas. Ganhou este nome por ser muito parecido com uma orelha e com um pedaço de madeira

O Amanita muscaria, conhecido como agário-das-moscas ou mata-moscas é um fungo basidiomiceto natural de regiões com clima boreal ou temperado do hemisfério norte. Possui propriedades psicoativas e alucinógenas em humanos.
Psilocybe mexicana é um cogumelo alucinógeno. Seu primeiro uso foi feito pelos primeiros nativos da América Central e América do Norte há 2.000 anos atrás.

Ferrugens  é um fungo da espécie Hemileia vastatrix que ataca o cafeeiro e é a doença mais importante em termos de necessidade de controle.



Reprodução
Campbell pág 647



Deuteromicetos
São fungos imperfeitos, saprófitos,parasitas com hifas septada, podem ser patogênicos (sapinho) e a micose pé-de-atleta.. Se reproduzem somente por esporos.
pé de atleta é causado por diferentes fungos do gênero Tricophyton, o mesmo tipo que causa a micose. Meias e sapatos úmidos favorecem o crescimento.




Liquens

Os liquens são associações de mutualismo entre fungos ascomiceto e algas verdes unicelulares ou filamentosas ou cianobactérias. Os fungos cedem a alga a umidade, gás carbônico e sais minerais e as algas fornecem o alimento e oxigênio. Os líquens possuem ampla distribuição e habitam as mais diferentes regiões são organismos pioneiros , pois sobrevivem em locais de grande estresse ecológico. Em situações desfavoráveis eles vivem em latência.
Muitos líquens são coloridos de amarelo, vermelho,  ou laranja. Podem apresentar vários tipos de talos: ramificados parece um arbusto de posição ereta (barba-de-velho), foliáceos parecem folhas (Parmelia sp) e crostoso: fortemente aderido ao substrato (Lecanorasp)
Os liquens produzem ácidos que degradam rochas e ajudam na formação do solo, tornando-se organismos pioneiros em diversos ambientes. Esses ácidos também possuem ação citotóxica e antibiótica.
Também são fixadores de nitrogênio. São muito sensíveis a poluição, por isso eles são bioindicadores.
Algumas espécies são comestíveis, servindo de alimento para muitos animais

crostoso

ramificado
folioso


Reprodução
Os liquens se reproduzem de forma assexuada por fragmentos hifas do fungo e algas,que  são ditos SORÉDIOS, os quais se destacam do corpo do líquen e são levados pelo vento ou pela água, penas e pelos de animais, onde caem sobre um substrato e se desenvolvem, desde que haja luz, água e sais minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário