terça-feira, 16 de abril de 2019

Platelmintos


PLATELMINTHOS

Os animais do filo platelmintos (do grego plathy = plano, chato ; helminthes = verme) são vermes achatados dorsoventralmente. São acelomados, com simetria bilateral. Possuem  sistema excretor, nervoso, reprodutor, além de músculos.
OBS: a palavra VERME não é um nome taxonômico formal e sim animais com corpo longo e fino, sem apêndices
A parede do corpo apresenta 3 camadas  são triblásticos: epiderme, que reveste externamente o corpo, a endoderme, mais interna, reveste a cavidade digestiva, e a mesoderme , que é a intermediária.
Os Platelmintos derivam de um ancestral com características dos Cnidarios, principalmente a mesogléia, que no filo dos Platelmintos foi substituída por um parênquima mesodérmico celular.

Classe Turbelária

O animal típico da classe turbelária é a planária, encontrada em ambientes aquáticos, de água doce, de vida livre, localizando-se nas superfícies inferiores de plantas, troncos, raízes e folhas submersas.O termo turbelário vem de turbilhão provocado na água pelos cílios que cobrem a pele desses animais.
A planária apresenta a região dorsal bastante pigmentada, o que lhe permite ficar camuflada no fundo de rios ou lagos e ser menos visada pelos predadores. A superfície ventral é mais clara, rica em células ciliadas e em células produtoras de muco, que facilitam o movimento do animal.
Da mesoderme, origina-se um tecido conjuntivo que preenche o corpo do animal o PARÊNQUIMA, e um sistema muscular com feixes longitudinais, circulares e transversais (dorsoventrais), o que dá grande mobilidade aos platelmintos.
O corpo da planária tem aproximadamente de 1 a 2,5 cm de comprimento, com uma região cefálica na parte anterior, onde se encontram os ocelos. Os ocelos são fotorreceptores, sensíveis às variações de luminosidade. Há também quimiorreceptores, as aurículas que detectam a presença de substâncias químicas úteis ou nocivas.
Fisiologia
A planária é carnívora e seu tubo digestório é incompleto e a digestão é intra e extracelular, a digestão termina no citoplasma das células do intestino.
A boca situa-se na região ventral, próxima ao centro do corpo. Por ela pode sair uma probóscide ou faringe, para capturar alimento.  Através dela, a planária, lança enzimas digestivas sobre o alimento. Inicia-se a digestão fora do corpo e, a seguir, o alimento ‘é sugado por ação da musculatura da faringe e conduzido para o intestino. Os restos não aproveitáveis são eliminados pela boca.




Por ela ser achatada, não há muita distância dentro do corpo, desse modo o oxigênio absorvido pela epiderme chega facilmente ao centro do corpo por difusão.

O sistema nervoso é formado por um cordão de células nervosas, na região ventral do corpo e com gânglios nervosos de pontos em pontos (cordão ganglionar ventral) e por dois gânglios cerebrais ligados entre si por dois cordões nervosos. Portanto, ao lado de uma cefalização, surge também uma centralização que permite movimentos mais sofisticados

A excreção:  A amônia, uma substância nitrogenada produzida pela oxidação das proteínas e outros compostos nitrogenados, é eliminado por difusão através da pele. O excesso de água e de outros produtos do metabolismo é eliminado por células com tufos de cílios que se assemelham à chama de uma vela, vindo daí o nome de células-flama (protonefrídios). Estas células estão espalhadas pelo corpo do animal, fazendo a excreção através de um sistema de tubos e de poros na epiderme.

Reprodução: As planárias são hermafroditas, com fecundação cruzada, interna e desenvolvimento direto. Ela pode realizar reprodução assexuada, caminhado com a parte anterior e posterior do corpo em sentidos contrários e cortando-se ao meio autolaceração. Ela tem grande capacidade de regeneração. A metade anterior regenera  a parte posterior e vice-versa.
Na  reprodução sexuada 2 planárias maduras realizam a cópula, introduzindo seu pênis no poro  genital da outra. Os espermatozóides fecundam os óvulos lançados pelos ovários nos ovidutos. Os ovos ficam dentro de casulos que contêm células com substâncias nutritivas, o vitelo, que fornece alimento para o embrião. O ovo origina uma nova planária (desenvolvimento direto).
reprodução sexuada
classificação

Classe Cestoda

Os platelmintos da classe cestoda ( do grego cestus = cinturão ; oid = parecido) compreendem as tênias, que , quando adultas, são parasitas intestinais, conhecidas vulgarmente por solitárias. Não apresentam sistema digestório.

Teníase
Verme : Taenia soliun ( porco ) e a Taenia saginata ( boi )
Transmissão : ingestão de carne de porco ou de boi crua ou mal passada
Corpo :  escólex, colo , estróbilo
Proglotes  : jovens, maduras e grávidas
Fixação : ganchos ( T. soliun) ; ventosas (T. saginata )
Sexo : monóicas
Sintomas : alterações do apetite, enjoo, diarreia, perturbações nervosas, fadiga      e insônia
Profilaxia : fiscalização da carne e de seus derivados, educação sanitária, cozinhar bem as carnes

Cisticercose : doença causada pela ingestão de ovos de Taenia soliun ,o homem é o H.I e o H.D. Ela pode levar a cegueira ou até a morte. O cisticerco pode   alojar-se nos olhos, cérebro, pele, músculos, etc.



Classe Trematoda

Seu corpo é revestido por uma cutícula com ventosas de fixação

Esquistossomose
Verme : Schistosoma mansoni
H.I         : caramujo do gênero Biomphalaria
H.D. : homem
Macho : apresenta no meio do corpo o canal ginecófaro, local onde ele aloja a fêmea para  a cópula.
Fêmea : em geral é maior que o macho tem o corpo afilado e cilíndrico
Ovo : possui uma espícula voltada para trás
Larvas : miracídio, esporocisto, cercária
Transmissão : penetração da larva cercaria pela pele.
Sintomas : coceira , febre, dores musculares, ascite ( fase crônica) que é o derrame  de  líquido distendendo o abdome.
Profilaxia: saneamento básico, tratamento dos doentes, destruir os caramujos.



Fascíola
A Fasciola hepatica parasita os canalículos biliares do fígado do carneiro e, raramente, o homem. Hermafrodita, seu ciclo é semelhante ao do S. mansoni, mas os esporocistos primários formam uma larva dita RÉDIA. Há também um HI um caramujo de água doce. O carneiro infesta-se comendo vegetação à beira de água onde se encontra a larva.
tirado https://www.researchgate.net/figure/Figura-19-Ciclo-evolutivo-da-Fasciola-hepatica_fig5_281346713

Nenhum comentário:

Postar um comentário